top of page

Pedro Alexandre de Sousa Batalha, nasceu em Vila Franca de Xira no dia 24 de Fevereiro de 1976.
Iniciou a actividade de Fotografia em 1990.
A partir de 1995, dedicou-se à Fotografia Taurina e, em Agosto desse ano, faz a sua primeira corrida de toiros na Praça de Toiros de Setúbal.
É repórter da Revista Taurina “Novo Burladero”, da Revista Contra Barreira e do Jornal Voz Ribatejana.
É membro do site www.naturales-tauromaquia.com onde participa activamente com  reportagens fotográficas de diversas actividades taurinas. Colaborador do blog Forcado Amador.
Em Maio de 2012, entra para a equipa da Revista “6 Toros 6“, como representante de Portugal.
Realizou várias exposições individuais e colectivas e participou em diversos concursos, destacando a fotografia eleita para o cartaz do Colete Encarnado de 1998.
É membro do GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte de Vila Franca de Xira.
Efectuou o curso Profissional de Fotografia na Escola Oficina da Imagem no ano lectivo 2009/2010, sendo distinguido com uma Menção Honrosa no trabalho sobre Tauromaquia, pela escola Oficina da Imagem. 

Trabalho final de curso, certificado pela A AFP - Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal.

Sócio 1029 do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto.

Carteira profissional de Jornalista nº CO-1038


Entre outras exposições, destacam-se as mais recentes:

Exposição colectiva “O campino e a Lezíria” no Palácio do Infantado em Samora Correia, 2012/2013; Exposição “Toiro pelos Cornos“ - Centro Cultural de Samora Correia, de Maio a Julho de 2012; Exposição “Glórias em Vila Franca de Xira“- Celeiro da Patriarcal de Vila Franca de Xira, de Julho a Outubro e 2012; Exposição “80 anos da Fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira“- Museu Municipal de Vila Franca, de Junho a Dezembro de 2012.
Tem trabalhos em diversas exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro.



Fotografias publicadas nos Livros: "Forcados - Os últimos românticos da Festa" do autor Eurico Lampreia; "80 Anos da Fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira".


Venceu o 2.º e 3.º prémios do I Concurso de Fotografia promovido pela Tertúlia “Os Companheiros do Balde”, realizado em 03 de Outubro de 1997.
Vencedor da VIII Bienal de Fotografia de 2003 de Vila Franca de Xira, para o melhor conjunto de trabalhos sobre o tema “Tauromaquia”.
Recebeu o 1.º, 2.º e 3.º prémio do Concurso da Revista Taurina “Novo Burladero”, relativo ao ano de 2004.
Venceu os Galardões na categoria de melhor Fotógrafo Taurino nas Temporadas 2009 e 2010 atribuído pelo Latinissimo Club, em Santarém.
Vencedor do concurso de fotografia sobre o tema "A temporada de 2010 da Praça de toiros Palha Blanco", dinamizado pelo Clube Taurino Vilafranquense.

Vencedor da Bienal de Fotografia 2012 de Vila Franca de Xira, para o melhor  conjunto de trabalhos sobre o tema "Tauromaquia".

bottom of page